quinta-feira, 7 de maio de 2009

Geração fortalecida no amor

Início esse texto, enfatizando uma grande e maravilhosa verdade presente em nossas vidas, a de que somos muito amados por Deus. O desafio frente a essa realidade torna-se o de deixar-se ser alcançado por esse AMOR, permitir ser amado, ser tocado pelo impacto dessa força.
O AMOR de Deus é a força motriz dessa nossa geração, a força que nos gerou e que possibilita suportar todas as provações e superar todos os obstáculos. Somos um povo muito amado que precisa manifestar ao mundo a força desse AMOR.
“... Tudo posso Naquele que me fortalece...”, ou, em algumas traduções, “Tudo posso Naquele que me conforta”, enfim, somos uma juventude que precisa viver essa experiência do poder de Deus em todas as circunstancias de nossas vidas. Quem deixa que o AMOR o alcance começa a assumir características próprias e peculiares daquele que o alcançou, ou seja, do AMOR. Realidade contrária é quando nos esquivamos de Deus, acabamos que nos moldando às estruturas de fraqueza que o mundo oferece: uma vida de facilidades, medo das renúncias, fuga do sacrifício...
Assim forma-se o jovem que tende a correr das provações e a abraçar as tentações. Isso se dá também porque as provações têm aparência de dor e sofrimento, enquanto as tentações feições agradáveis. Todavia, o resultado de uma provação é o crescimento para aqueles que as suportam com paciência, fidelidade e verdadeira fé. Já as tentações têm como conseqüência o pecado gerador da morte. Pessoas que não abraçam a Cruz (maior sinal de AMOR) são indivíduos que rejeitam o mínimo de esforço, imersos na cultura do imediato.
Nunca podemos esquecer que todas as possibilidades nos são acessíveis Naquele que nos garante plena força, porém, percebo que a cultura do imediato e de uma vida de conforto tem atingido os jovens nas igrejas e Grupos de Oração, onde até mesmo a compreensão dessa passagem se torna obscurecida, entendida de forma fragmentada, segundo suas próprias conveniências (e um verdadeiro cristão não vive de fragmentos, tão pouco de conveniências).
Dizer que: tudo podemos num Deus que nos fortalece e nos conforta não significa dizer que TUDO o que quero será facilmente resolvido ou que TUDO que quero terei. “Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho, sei viver na penúria e sei viver na abundancia... FL 4,11” . Mas, o sentido exato é que TODAS as possibilidades que a mim se apresentarem (fome ou fartura, dor, lágrimas, alegria e sorrisos, vitórias e derrotas, perseguições, tribulações, morte e vida), TUDO poderei e posso suportar Naquele que está me confortando e me dando forças. “Amor que TUDO crê, espera, suportar” (Cor 13, 8), pois nada me separa desse AMOR.
Somos da Geração do Amor, dos que se deixaram amar e têm nesse amor a força geradora de suas vidas, somos descendentes e jovens do mesmo Sangue, Sangue do Cordeiro. Nascidos muito mais que em uma mesma época, mas, num mesmo cronus. Somos nascidos em Kairós. Tempo da realização e manifestação das promessas que carregam garantia divina, um Selo do Céu, nascidos para que se cumpra o sonho de Deus.
Precisamos entender que não somos a “geração paz e amor”, dos que vivem o sexo sem compromisso, abusando do consumo de drogas, dos que pensam que a paz é apenas ausência de conflitos externos... Somos da geração PAZ E FOGO, dos que desejam viver a paz que é a permanência em Deus. Somos jovens do Fogo do Santo Espírito prontos a implantar uma cultura de Pentecostes.
Tão pouco somos a “geração coca-cola”, dos que pensam em ser o que não são e ter o que não precisam, somos a geração dos santos de calça jeans, dos que almejam ser o que precisam ser para incendiar o mundo , ser a imagem e semelhança do Amor.
Também não somos da “geração big-brother”, dos que vivem na aparência da realidade e de suas conveniências, e que eliminam pessoas em vez dos problemas. Somos da geração que deixa de fazer parte do problema e começa a fazer parte da solução. Não somos da “geração comodidade”, que vive em cima do muro, na auto-suficiência e do individualismo, mas, somos da geração comunidade, dos que unem orações e corações, o céu e a terra, seus sonhos ao de Deus.

Somos Ministério Jovem... Um povo Muito Amado...

Geração Fortalecida No Amor, que tudo pode naquele que nos fortalece.

Gleyvison Cunha, coordenador diocesano do Ministério Jovem - São Luís-MA

Fotos do Encontro Diocesano